Sem complicação! Entenda as posições do futebol americano.


Se você ainda não está muito habituado com o futebol americano, certamente em dias de jogo é difícil de entender a função dos 22 jogadores em campo, divididos entre ataque e defesa. E tudo bem! Porque realmente são muitas funções e é difícil de entender logo de cara. Justamente pensando nisso trouxemos um conteúdo com as posições do ataque e da defesa dos times de futebol americano em um texto simples, mas com um vídeo que vai te fazer entender a funcionalidade de cada jogador.


POSIÇÕES DO ATAQUE.


O Quarterback (QB) é o principal jogador, provavelmente a posição mais conhecida, é o cérebro do time, responsável por armar as jogadas do ataque. Ele recebe as jogadas do técnico, mas se notar que a defesa vai agir de forma diferente do esperado, ele pode alterar a jogada.


O Running Back (RB), que é o corredor, recebe a bola do QB para jogadas terrestres, tentando correr o máximo de jardas possíveis. Se divide em duas posições: o Halfback (HB) que é mais rápido e ágil, geralmente consegue ganhar mais jardas na corrida; e temos o Fullback (FB) que tem mais força para bloquear a linha defensiva.


O Wide Receiver (WR) é o recebedor, corre rotas para receber passes onde o QB lança a bola, geralmente os mais rápidos da equipe.


O Tight-End (TE) é um jogador mais forte e versátil, bloqueiam e recebem passes.


O center (C) é quem começa a jogada, passando a bola pro QB em um movimento que se chama snap, após o snap ele participa do bloqueio da linha defensiva, por isso precisa ser rápido e forte.


Temos o Offensive Guard (OG/G) que na formação em campo são dois (left e right) e ficam um em cada lado do center para proteger o QB, entram em confronto direto com os defensive tackles.


Para finalizar, temos o Offensive Tackle (OT) que também são dois em campo e ficam nas extremidades da linha ofensiva, cada um ao lado de um OG. O left tackle (LT) protege o lado cego do QB que é, por exemplo, quando o quarterback está com todo corpo para o lado direito e perde a visão do esquerdo. Além de proteger o QB, ele também abre espaço para o running back e “bate de frente” com o defensive end do outro time.



POSIÇÕES DA DEFESA.


O Defensive Tackle (DT) fica posicionado no centro da linha defensiva. Sua função é pressionar a OL (offensive line), impedir as corridas dos running backs e sackar o quarterback. Geralmente são em dois no campo, mas dependendo do esquema defensivo pode estar em um só.


Também encontramos dois Defensive End (DE) no campo, no mesmo esquema de left e right. São menores e mais ágeis que os defensive tackles, mas têm as mesmas funções, estão posicionados nas extremidades da linha defensiva.


O Linebacker (LB) pode ser Middle ou Inside (MLB/ILB), se posiciona atrás da linha defensiva, no centro. Eles param os corredores, mas também fazem a blitz e cobrem passes. Os Outside Linebackers (OLB), que geralmente são dois no campo (right e left), também param corridas e defendem passes, porém o right tem uma função a mais, que é ir para cima do quarterback, já que ele fica em frente ao lado “cego” do QB.


Os Cornerbacks (CB) também geralmente são em dois e ficam posicionados em frente aos WRs. A sua principal função é marcar os recebedores, porém quando há corrida, eles também atuam parando o running back. São jogadores rápidos e fortes.


Safeties (S): existem dois tipos de safeties, eles atuam na cobertura de passes em profundidade. O Strong Safety (SS) é mais forte, geralmente se posiciona no lado do campo onde o tight end está, e o Free Safety (FS), menor e mais ágil, e é o último jogador do campo de defesa.


E aqui você confere nosso vídeo sobre o assunto!





9 comentários