• Igor Castro

Seleção dos melhores da divisão da NFC Leste da NFL


Seguindo a série de textos elencando os melhores atletas de cada divisão da NFL, hoje vamos focar na Conferência Nacional, e a primeira divisão a ser destacada é a NFC Leste, que tem Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles e o agora recém rebatizado Washington Football Team. Nas últimas temporadas, essa divisão vem sendo é dominada pela imprevisibilidade, com um campeão diferente, sendo que o Philadelphia Eagles foi o último vencedor, com uma campanha de 9-7, sendo que o Cowboys derrapou na reta final e acabou ficando de fora dos playoffs.


Para a próxima temporada que se vindoura, a divisão tende a ser dominada pelo Dallas Cowboys. De todas a franquias da divisão, foi a que mais se fortaleceu ao longo da offseason, tendo bons movimentos na free agency e boas escolhas no Draft. Fora que será a estreia de Mike McCarthy como head coach da equipe de Dallas.


Já as demais franquias, somente o Eagles poderá tentar bater de frente com o poderio do Cowboys, pois tem um elenco mais qualificado que Giants e Washington, que estão em plena reconstrução de suas equipes e com isso, não se espera-se muito de uma campanha muito positiva de ambos. Com isso posto, vamos aos selecionáveis:


Quarterback: Dak Prescott (Cowboys)

Running Backs: Saquon Barkley (Giants) e Ezekiel Elliott (Cowboys)

Wide Receivers: Amari Cooper e Michael Gallup (ambos do Cowboys) e Golden Tate (Giants)

Tight End: Zach Ertz (Eagles)

Offensive Tackles: Tyron Smith (Cowboys) e Lane Johnson (Eagles)

Center: Jason Kelce (Eagles)

Offensive Guards: Doug Martin (Cowboys) e Brandon Brook (Eagles)

Menções honrosas: CeeDee Lamb (WR do Cowboys), Dallas Goedert (TE do Eagles), Sterling Shepard (WR do Giants) e Terry McLaurin (WR de Washington)



A formação do ataque da NFC Leste temos um amplo domínio de Eagles e Cowboys. Ao todo foram 10 selecionáveis de ambas equipes, tendo Giants somente dois selecionáveis e o Washington, por falta de talento no setor, se quer teve alguém indicado por este colunista. Talvez, o wide receiver Terry McLaurin poderá surpreender mais uma vez na equipe de Washington, mas não entrou em minha seleção, porque a disputa na posição é grande, já que há muito talento nessa posição.


Mas uma coisa é fato, esse ataque da NFC Leste é muito melhor que muitos ataques da NFL. Imagina ter essa dupla de running backs, com Barkley e Elliott, o trio de wide receiver que são extremamente competentes, tendo cada um uma característica marcante, e uma linha ofensiva de dar inveja a qualquer quarterback que sofre com pressão e sacks das defesas adversárias. Smith e Johnson certamente são dois dos melhores tackles da NFL, Kelce um dos melhores centers e Doug Martin um dos melhores guards.


Se os ataques das equipes da NFC Leste estão dominados por atletas de Cowboys e Eagles, na defesa as coisas não são muito diferentes. Eagles tem uma linha defensiva muito interessante com Fletcher Cox liderando esse setor, a dupla de linebackers do Cowboys pode ser facilmente colocada como uma das melhores da liga e a secundária, a do Cowboys também leva vantagem, mesmo com a saída do cornerback Byron Jones que rumou para Miami defender o Dolphins.


Já na posição de edge, o Washington pode ter uma dupla muito quente, com Ryan Kerringan e o recém chegado Chase Young, segunda escolha do Draft de 2020. Já o Giants, tem uma defesa mais fraca da divisão, tendo vários buracos em seu elenco e para a próxima temporada é uma verdadeira incógnita a sua atuação ao longo dos jogos, já que será o primeiro ano de um novo staff técnico liderado pelo head coach Joe Judge. Vamos aos selecionáveis:


Defensive Lineman: Fletcher Cox e Javon Hargreve (ambos do Eagles)

Edges: Chase Young (Washington) e Everson Griffen (Cowboys)

Linebackers: Jaylon Smith e Leighton Vander Esch (ambos do Cowboys)

Cornerbacks: Darius Slay (Eagles), Chidobe Awuzie (Cowboys) e Logan Ryan (Giants)

Safetys: Landon Collins (Washington) e Xavier Woods (Cowboys)


Menções honrosas: DeMarcus Lawrence (Edge do Cowboys), Ryan Kerringan (Edge do Washington), Brandon Graham (Edge Eagles) e Oshane Ximines (Edge do Giants)



Nessa seleção, apenas o Giants não teve alguém indicado para a equipe titular. No mais, Cowboys, Eagles e Washington tem ao menos um atleta representando sua respectiva franquia. Destaque aqui ficam por conta da dupla de edges com Chase Young e Everson Griffen sendo novatos na NFC Leste e a dupla de linebackers do Cowboys, com Jaylon Smith Vander Esch, sendo jogadores de talento admirável e que tem fatalmente podem ser indicados ao Pro Bowl.


Já a formação da secundária foi algo bem problemático, pior até que a linha defensiva. Tirando o cornerback Darius Slay, adquirido via troca pelo Philadelphia Eagles com o Detroit Lions, e Logan Ryan que assinou com o Giants recentemente, os demais jogadores tem um nível bem abaixo se for considerar outras divisões. Pode ser que eles possam ter uma temporada além das expectativas, mas no momento isso não pode ser dito. Diferente de edges que coloquei nas menções honrosas, ou seja, na NFC Leste, os talentos de edges superam facilmente os talentos das secundárias.


Com tudo isso posto, na próxima coluna irei selecionar os melhores da NFC Oeste, que tem Arizona Cardinals, Los Angeles Rams, San Francisco 49ers e Seattle Seahawks. Até lá deixo o meu até breve.