• Igor Castro

Seleção dos melhores da divisão AFC Oeste da NFL


Seguindo a série de textos, sobre os melhores jogadores de cada divisão, hoje vamos elencar os melhores atletas da AFC Oeste. Essa divisão contém, Denver Broncos, Kansas City Chifes, Los Angeles Chargers e o agora recém chegado Las Vegas Raiders. Nas últimas temporadas, essa divisão vem sendo dominada pelo Chiefs, que não por acaso foi campeão do Super Bowl 54 ao derrotar o San Francisco 49ers.

No entanto, para próxima temporada, a divisão ao que tudo indica, se fortaleceu e tende a ter várias disputas para ver quem fatura a divisão e assim pula direto aos playoffs, bem como teremos equipes que poderão brigar por vagas no wild card, já que o novo regulamento da NFL, haverá a abertura de mais uma vagas na pós temporada, com sete franquias avançando e com somente um folgando na primeira rodada de eliminação. Com isso posto, vamos aos selecionáveis:

Quarterback: Patrick Mahomes (Chiefs)

Running Backs: Melvin Gordon (Broncos) e Josh Jacobs (Raiders)

Wide Receivers: Tyreek Hill (Chiefs), Courtland Sutton (Broncos) e Keenan Allen (Chargers)

Tight End: Travis Kelce (Chiefs)

Offensive Tackles: Bryan Bulaga (Chargers) e Mitchell Schwartz (Chiefs)

Center: Rodney Hudson (Raiders)

Offensive Guards: Dalton Risner e Graham Glasgow (ambos do Broncos)

Menções honrosas: Clyde Helaire Edwards (RB do Chiefs), Phillip Lindsay (RB do Broncos), Darren Waller (TE do Raiders) e Hunter Henry (TE do Chargers).


Na formação do ataque da AFC Oeste temos maior equilíbrio de forças entre as equipes. Nem mesmo o Chiefs, atual campeão da NFL, conseguiu enfileirar boa parte dos jogadores, o que indica que a divisão promete ser acirrada e com ataques poderosos.

No trio de wide receivers, temos um representante de cada franquia, sendo que todos são os principais alvos no quesito recepção e marcação de touchdowns nas suas respectivas equipes. Na linha ofensiva, tirando o Broncos que tem dois jogadores na posição de guard, nas demais temos uma relativa igualdade, com as outras três equipes tendo um jogador como representante.

Se os ataques das equipes da AFC Oeste estão aparentemente mais fortes, as defesas seguem com uma certa disparidade de talento e qualidade de roster. De todos, certamente a defesa do Broncos é que tem um maior equilíbrio entre os setores, desde a posição de edge com Von Miller realizando sacks e com uma secundária fortalecida com a chegada do cornerback AJ Bouye.

O Chargers é o que tem um elenco defensivo muito parecido ao do Broncos, com direito a uma dupla de defensive lineman que podem ser candidatos fácil a serem pro bowlers. Melvin Ingram e Joey Bosa lideram a equipe em sacks, e na secundária a equipe de Los Angeles tem o cornerback Casey Heyaward e o safety Dervin James. No Chiefs, a DL composta por Frank Clark e Chris Jones são os principais talentos e jogadores de referência na defesa do atual campeão da NFL.


Já o Raiders, tem a defesa, aparentemente mais fraca da divisão, tendo problemas de pressão e secundária cheia de buracos. Como destaque da equipe, podemos falar da linha defensiva e dupla de linebakers, com Johnathan Hankins e Maurice Hurst na DL e Nick Kwiatkoski e Cory Littleton dupla de linebackers. Vamos aos selecionáveis:

Defensive Lineman: Chris Jones (Chiefs) e Jurrell Casey (Broncos)

Edges: Von Miller (Broncos) e Joey Bosa (Chargers)

Linebackers: Nick Kwiatkoski e Cory Littleton (ambos do Raiders)

Cornerbacks: AJ Bouye (Broncos), Casey Heyward (Chargers) e Desmond King (Chargers)

Safetys: Derwin James (Chargers) e Tyrann Mathieu (Chiefs)

Menções honrosas: Justin Simmons (S do Broncos), Melvin Ingram (Edge do Chargers), Erik Harris (S do Raiders).


Nessa seleção, Broncos e Chargers dominaram com as indicações de atletas para a defesa defesa. Ambas as franquias tem um poder maior de talento do que Raiders e Chiefs, principalmente no setor de pressão ao quarterback adversário e suas secundárias que tem vários jogadores de qualidade elevada que podem ser facilmente indicados ao Pro Bowl e disputar até prêmios de melhores em suas respectivas posições.

Se o Raiders foi o que teve menor número de atletas, na posição de linebacker eles tem a melhor dupla da divisão, tendo a adição de Nick Kwiatkoski e Cory Littleton ambos vindos da free agency (mercado de transferências). No Chiefs, seu principal jogador de defesa é sem dúvida Chris Jones. O defensive tackle vem tendo temporadas memoráveis e ajudou e muito o Chiefs na conquista do Super Bowl 54, e não por acaso teve contrato renovado e tem um dos maiores salários da posição.

Com tudo isso posto, na próxima coluna irei selecionar os melhores da NFC Leste, composto por Philadelphia Eagles, New York Giants, Washington Football Team e Dallas Cowboys. Até lá deixo o meu até breve.