• João Macedo

Quem deveria ter sido o Novato do ano de 2004? LeBron ou Carmelo?

LeBron levou o prêmio na ocasião, mas muitas pessoas acham que Carmelo Anthony deveria ter levado o prêmio.


Considerado o "Draft do Século", o Draft da NBA de 2003 rendeu diversas estrelas para a liga, como LeBron James, Carmelo Anthony, Chris Bosh e Dwyane Wade. Com a primeira escolha o Cleveland Cavaliers escolheu LeBron James, com a segunda os Pistons surpreenderam ao selecionar Darko Milicic deixando Carmelo Anthony cair no colo do Denver Nuggets.

LeBron James já era visto como o futuro da NBA, tanto que ele pulou a faculdade já focado em jogar na NBA, Melo passou pela faculdade, porém ambos entraram na NBA com os mesmos 19 anos, só que LeBron carregava mais "hype" que Carmelo Anthony. Na temporada regular Melo jogou os 82 jogos enquanto o King James jogou 79.


Ambos tiveram ótimas estatísticas, Carmelo jogando média de 36 minutos teve 21 pontos, 6.1 rebotes, 2.8 assistências, 1.2 roubos de bola e 0.5 tocos com 42% de aproveitamente nos arremessos e 32% de nas bolas de três. LeBron por outro lado, jogando 39 minutos teve 20.9 pontos, 5.5 rebotes, 5.9 assistências, 1.6 roubos de bola e 0.7 tocos com 41% de aproveitamento em arremessos e 29% nas bolas de três pontos. Para quem se interessa por estatísticas avançadas LeBron teve 5.1 Win Shares enquanto Carmelo teve 6.1.

Na temporada 02/03 tanto Cavs quanto Nuggets tiveram a pior campanha em suas conferências, ambos tiveram apenas 17 vitórias, porém na temporada seguinte com os novatos, apenas o Nuggets conseguiu ir aos Playoffs, foram 43 vitórias e o 8° lugar no Oeste, os Cavs de LeBron ficaram em 9° com 35 vitórias, logo, apenas Anthony ajudou seu time a chegar aos Playoffs, vale destacar que nenhum dos times teve um All-Star naquela temporada. O impacto nos times pode ser medido pelas estatísicas, Carmelo liderou o time em pontos e foi o terceiro com mais assistências, rebotes e roubos de bola no time, no Leste, LeBron liderou os Cavs em pontos e roubos de bola e foi o segundo do time com mais assistências.


Ambos apareceram na votação para MVP, LeBron ficou em 9° enquanto Carmelo em 14°, já para o prêmio de Novato do Ano, LeBron teve 78 votos contra 40 de Melo. Eles também quebraram alguns recordes na temporada de novatos, Anthony por exemplo se tornou o segundo jogador mais novo a fazer 30 pontos em um jogo e foi o terceiro mais novo a alcançar 1000 pontos na carreira. LeBron por outro lado foi o terceiro novato a ter médias de 20-5-5. Vale ressaltar que ambos vanceram o prêmio de Novato do Mês em todas as ocasiões.

Muitos acreditam que o "Hype" em cima de LeBron foi o responsável para o King ter vencido o Novato do Ano, já que para muitos Carmelo teve uma temporada de novato mais impressionante, a NBA ignorou a possibilidade de nomear ambos como CO-ROY como já havia feito em 1995 e 2000.


Infelizmente é impossível mudar o passado e vai ficar apenas na sua mente quem deveria ser o novato do ano, melhor jogador sem dúvidas é LeBron James, porém na época muitos esperavam uma rivalidade de anos entre os jogadores algo que infelizmente não aconteceu.

Hoje em dia muitos lembram da história de Melo vs LeBron na primeira temporada para associar a Morant vs Zion, será mesmo que o "hype" pode decidir uma premiação na NBA?

Bom, ai a gente só vai descobrir no final da temporada 19-20.







  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle