• Luis Fernando Julio

Qual o Melhor Novato da História da NBA?

Com a data do Draft anunciada, muito tem se falado da qualidade dos novatos desta classe, então fica a pergunta, quem foram os melhores novatos que a NBA já teve?




A NBA já viu muitas temporadas maravilhosas de novatos, então vamos falar sobre alguns que mais se destacaram, e são considerados pelo autor deste texto como os melhores.








Wilt Chamberlain


Sempre que se faz uma lista de "melhores de algo" da história da NBA, Wilt Chamberlain tem que estar presente, um jogador que já iniciou sua carreira sendo dominante. Em sua temporada de calouro anotou médias de 37,6 pontos e 27 rebotes por jogo, um belo cartão de visitas não é mesmo?


Fonte: gettyimages



Oscar Robertson


Quem vê Russel Westbrook finalizando 3 temporadas com médias de triple-double nem imagina que teve um jogador nos anos 60 que conseguiu este feito, este foi Oscar Robertson. E o mais impressionante é que ele ficou perto de bater este recorte já na sua temporada de calouro, onde finalizou tendo médias de 30,5 pontos, 10,1 rebotes e 9,7 assistências, uma temporada de calouro simplesmente fantástica.


Fonte: gettyimages



Kareem Abdul Jabbar


Um dos jogadores universitários mais dominantes que o mundo já viu, Kareem chegou na NBA com uma expectativa absurda, e pode-se dizer que correspondeu muito bem. Em sua temporada de calouro, Kareem teve médias de 28,8 pontos e 14,5 rebotes, já era um aperitivo do que este pivô lendário seria dentro da NBA.


Fonte: gettyimages



Michael Jordan


O que falar da primeira temporada de Michael Jordan na NBA? Simplesmente maravilhosa, Jordan foi o quinto mais votado para o All Star Game, foi eleito novato do ano, foi cestinha da liga e teve médias incríveis de 28,2 pontos, 6,5 rebotes e 5,9 assistências. Nada mal para o futuro GOAT não é ?


Fonte: gettyimages



Magic Johnson


Talvez o novato mais carismático que a liga já teve, e sem dúvidas um dos melhores. Magic causou um impacto absurdo dentro da NBA logo de cara, em sua temporada de novato teve médias de 18 pontos, 7,7 rebotes e 7,3 assistências. Mas o mais impressionante foi que Magic foi campeão da NBA, e ainda foi eleito o MVP das finais, onde teve o famoso jogo onde atuou como pivô contra o Sixers e foi simplesmente brilhante. Que temporada maravilhosa.


Fonte: gettyimages



LeBron James


Um dos novatos com maior mídia que a NBA já teve, LeBron já entrou na liga com expectativas de ser um dos maiores da história, e mostrou o grande potencial que tinha logo de cara. Com uma temporada incrível de 20,5 pontos, 5,9 assistências e 5,5 rebotes, o mundo da NBA já sabia que havia um novo "rei" nas quadras.


Fonte: gettyimages



Derrick Rose


Um dos jogadores mais encantadores que a NBA já teve foi o novato Derrick Rose, trazendo um jogo extremamente agressivo, com jogadas de cair o queixo, Rose foi maravilhoso em sua primeira temporada. O MVP mais jovem da história da maior liga de basquete do mundo, teve médias de 16,8 pontos, 6,3 assistências e 3,9 rebotes, e teve atuações brilhantes nos playoffs daquele ano de 2008. Sem dúvidas um dos jogadores que mais me encantaram.


Fonte: gettyimages



Neste vídeo em meu canal no Youtube (Swish TV BR) falo mais sobre esses nomes e seleciono o melhor novato de todos os tempos da NBA. Confiram:




  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle