• Luis Fernando Julio

Qual a Melhor Fase de Kawhi Leonard?

Um dos melhores jogadores da NBA vem nos mostrado diferentes fases de seu jogo durante sua carreira, então qual seria a melhor delas?



Kawhi Leonard é um dos grandes exemplos de evolução dentro da NBA, um jogador que quando foi draftado sofria duras críticas dos analistas, que o consideravam “pobre” no ataque, e hoje é um dos grandes pontuadores que a liga tem.


Em seus anos de carreira Kawhi sempre nos mostrou um estilo de jogo diferente em cada time que atuou, então podemos dizer que tivemos 3 fases, a fase do San Antonio Spurs, do Toronto Raptors e a atual, a do Los Angeles Clippers.

Kawhi (San Antonio Spurs)


Fonte:businessinsider.com


A versão mais defensiva de Kawhi Leonard, em San Antonio o ala foi considerado o Melhor Defensor da NBA, onde tê-lo como marcador era um pesadelo para as grandes estrelas da NBA, sendo chamado de “ LeBron Stopper” por conta da grande performance que teve em defender o melhor jogador da NBA nas finais de 2014, onde se sagrou campeão e MVP das Finais.

Na franquia do Texas Kawhi não era um jogador ofensivo tão bom quanto era defensivamente, mas isso não o fazia um jogador de ataque ruim, muito pelo contrário, possuía uma eficiência incrível em seus arremessos , porém a defesa sempre foi sua maior qualidade no tempo em que foi treinado por Greg Popovich.

Kawhi (Toronto Raptors)


Fonte: cnbc.com


A versão mais ofensiva que vimos de Kawhi, no Canadá ele foi trazido com a responsabilidade de ser o “Franchise Player”, ou seja, de ser o melhor jogador do time, e quando um jogador carrega esse título, ele tem que ser o grande pontuador da equipe, e Kawhi o fez com uma maestria impecável.


Sendo o cestinha da equipe e liderando o Raptors ao título da temporada de 2019, Kawhi Leonard nos mostrou que era muito mais do que um jogador defensivamente incrível, mas sim um dos jogadores mais completos de toda a NBA. Pode-se dizer que Kawhi não foi o mesmo defensor que foi em San Antonio, porém ofensivamente teve um salto de produção impressionante, o que fez ser novamente o MVP das Finais da temporada.

Kawhi (Los Angeles Clippers)


Fonte: bleacherreport.com


Vamos para a versão atual do ala, o que se pode dizer dela? para mim estamos vendo o Kawhi Leonard mais completo que já existiu, um jogador que vem sendo um defensor fantástico (parecido com o que era em San Antonio) e ofensivamente impossível de se marcar (melhor do que era em Toronto) . Além disso Kawhi está nos mostrando algo que nunca foi uma de suas especialidades, a habilidade de criar jogadas.


A equipe do Clippers não conta com um armador organizador, já que Beverly é mais uma arma defensiva, e Lou Williams / Reggie Jackson tem a função de pontuar, então alguém teria que ter a função de armar a equipe, e essa está sendo executada por Kawhi Leonard. Nunca vimos um número de assistências tão grande do ala como estamos vendo, está tendo atuações de playmaking incríveis, e assim se tornando mais completo do que nunca.

Então é mais do que justo dizer que este é o melhor Kawhi Leonard que já existiu, com a camisa do Clippers ele é o mais pontuador, um grande defensor, e vem sendo um organizador de jogo sensacional, então vamos aproveitar a melhor versão de Kawhi Leonard.


Neste vídeo em meu canal do Youtube (Swish TV BR) falo mais sobre as fases de Kawhi, confiram:



  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle