• João Macedo

Philadelphia 76ers e a relação com o Sino da Liberdade.

Você já deve ter notado que um dos símbolos usados pela equipe dos 76ers é um sino, e hoje você vai entender o motivo do time da Philadelphia usar tanto esse símbolo.


História do Sino:

O Sino da Liberdade é um monumento localizado na Filadélfia. Fundido em 1752, o sino se tornou o símbolo da Abolição ao Racismo em 1837, ele também é associado a diversos outros fatores como a Revolução americana e a Guerra de Independência. O sino era tocado para convocar os cidadãos da Filadélfia para anúncios em praça pública, sendo o mais conhecido a leitura da Declaração da Independência em 1976.


A cobra amarrada no sino

A cobra foi uma arte de Benjamin Franklin publicada na gazeta da Pensilvânia (estado onde é situada a Philadelphia), a cobra cortada representava os Estados Unidos, cada pedaço uma Colônia, ou seja, a cobra partida representa a desunião americana.

Ela amarrada no sino faz parte da campanha dos 76ers "Phila United" ou seja colocaram o símbolo da desunião enrolada no sino da Liberdade, criando um símbolo para unir as pessoas em pró de um motivo: OS 76ERS!


Relação 76ers e o sino:

Como símbolo da cidade, o 76ers adotou o sino como parte de seus símbolos seja na sua logo ou antes dos jogos como em aberturas de temporada, jogadores e celebridades tocam o sino antes do jogo para animar a torcida.


Homenagem no uniforme:

O uniforme City Edition dos 76ers teve o Sino como tema. A linha dourada na lateral imita a rachadura. Na barra da camisa estão os nomes de John Pass e John Stow, que fizeram reparos nas rachaduras.

Via: @camisasdanba (Twitter)


Curiosidades:

O sino foi moldado em Londres na mesma fundição do Sino do Big Ben! O 1° toque do sino foi em 1753, e a primeira rachadura do sino surgiu logo em sua estreia, ela foi reparada depois, mas não foi a última rachadura do sino.


O sino está na nota de 100 dólares e é possível facilmente identificar o sino.


Pegadinha:

Uma vez o Taco Bell admitiu ter comprado o Sino da liberdade, porém tudo era uma pegadinha de 1° de Abril.