• Gabriel de Campos

O que esperar de Seahawks vs. Patriots?

Seattle Seahawks e New England Patriots se enfrentarão na partida de horário nobre de domingo (20/09), o Sunday Night Football.

O jogo será no CenturyLink Field (Seattle), às 21:20 (Brasília) e com transmissão da ESPN Brasil.


O grande jogo entre Seahawks e Patriots


Seahawks e Patriots vem nos proporcionando grandes partidas há algum tempo. Com Tom Brady e Russell Wilson na mesma partida a emoção era garantida. Melhor ainda para quem não torcia para nenhum dos dois times, pois não havia preocupação com nenhum resultado, era apenas apreciar o melhor do futebol americano.

O Super Bowl XLIX é a partida mais memorável entre ambos. Um jogo equilibrado até o último minuto.

Restando 26 segundos, Patriots vencendo por 28 x 24 e os Seahawks a menos de um metro do paraíso. Seria o touchdown do bicampeonato.

Wilson arma o shotgun e chama o snap, vemos Marshawn Lynch correndo para a esquerda. Algo está errado, eles não vão correr com a bola! O passe é feito, a bola oval vai como um míssil nas mãos do calouro cornerback Malcolm Butler. Interceptação! Os Patriots vencem a partida.

Tom Brady pula e grita na sideline de tanta felicidade, Pete Carroll e Richard Sherman ficam sem palavras, incrédulos, angustiados.


Esta é a partida que intensificou o duelo de tal forma que o tornou imperdível.

Hoje não se trata mais de Brady contra Wilson, mas a partida ainda traz grandes expectativas consigo.

via bleacherreport.com


Como estão atualmente


Hoje em dia as duas equipes seguem fortes e com chance de serem campeãs de divisão respectivamente. Os Seahawks seguem no comando de Pete Carroll e liderados por Russell Wilson, os Patriots por sua vez estão com um estilo de jogo diferente após a chegada de Cam Newton. Tom Brady estabeleceu formações e esquemas que agora não se encaixam com o elenco.

Tom Brady é o quarterback mais imóvel da NFL. Um jogador extremamente dependente de uma forte linha ofensiva para poder se firmar no pocket e realizar grandes lances. Hoje eles tem Cam Newton, um jogador que é basicamente o oposto de Brady neste quesito. Móvel, veloz e independente de um pocket tão bem formado.

Bill Belichick sempre apreciou jogadores como Cam Newton, um jogador com características que ajudam a implementar as mais variadas jogadas em um playbook. Bill está feliz em distribuir read options durante a partida, jogada esta que com Brady era inviável.


O que esperar da partida?


Vejo as duas equipes trabalhando muito mais com o jogo terrestre, já que ambas contam com uma secundária qualificada.

Se levarmos em consideração as estatísticas das equipes na semana anterior, é possível dizer que o duelo defensivo será ganho pelos Patriots com tranquilidade. Entretanto é muito importante analisar quais foram os adversários dos mesmos. Enquanto os Seahawks enfrentaram os Falcons de Matt Ryan e Julio Jones, os Patriots jogaram contra o Miami Dolphins.

Ryan Fitzpatrick foi um dos piores jogadores da semana 1 da NFL. Distribuiu estatísticas valiosas para toda a defesa dos Patriots praticamente de graça. A defesa patriota teve três interceptações, 182 jardas cedidas e Fitzpatrick chegou a apenas 44.6 de rating.


Vejo as duas equipes apostando no jogo terrestre. Os Seahawks com eventuais passes longos de Russell Wilson.

Os Patriots correm com a bola em 64,52% das primeiras descidas, 60% em segundas descidas e 80% em terceiras descidas; é um número elevado que tem uma explicação.

Newton chegou aos Patriots há pouco tempo, com a pandemia foi ainda mais difícil de decorar o playbook da equipe (um dos mais complexos da NFL). As jogadas corridas são mais rápidas para decorar do que as de passe, isso faz com que o jogo terrestre seja bem mais utilizado nos primeiros jogos da temporada.


Os Seahawks devem correr mais com a bola e os passes dificilmente serão no território ocupado pelo melhor defensor da temporada passada, Stephon Gilmore. Passes curtos entre os linebackers podem ser os mais frequentes. Greg Olsen tem chance de ser mais acionado nos bloqueios de campo aberto. Os recebedores devem correr rotas comeback, curl e in; acho muito difícil uma rota post ou corner, seria muito arriscado.


As duas defesas foram bem contra o jogo terrestre na semana passada. Os Seahawks seguraram Todd Gurley e Brian Hill de forma que em 21 tentativas só fizeram 72 jardas corridas, 3.4 jardas por carregada e um touchdown. Os Patriots em seu jogo permitiram 3.2 jardas por carregada em 27 tentativas.


É a partida que mais me empolga nesta semana.

Como não gosto de apenas trazer estatísticas e ficar em cima do muro, apostarei nos Seahawks para a vitória.

Os vejo como o time mais entrosado. O melhor quarterback em campo será Russell Wilson, ele fez uma partida digna de um MVP na semana passada e deve manter o mesmo nível.

Newton ainda não conhece todo o playbook, isso o torna mais previsível.


Por Gabriel de Campos


Me siga no Instagram em @hailmarybrasil e no Twitter em @hailmarybr