- Gabriel de Campos
Odell Beckham Jr. deixou de ser um bom WR?
Odell Beckham Jr. está desacreditado na concepção de muitos torcedores e analistas da NFL. Ele realmente é um jogador efêmero ou temos uma visão distorcida de sua qualidade?
Beckham Jr. ainda é um jogador acima da média na NFL, porém suas atitudes comprometeram grande parte de seu rendimento nos últimos três anos.
Nos seus dois primeiros anos de NFL, Tom Coughlin liderava a comissão técnica dos Giants, foram seus melhores anos na liga. Somadas as temporadas foram 27 jogos, 2755 jardas com 187 recepções e 25 touchdowns marcados. Ambas as temporadas com mais de 90 recepções e mais de 10 touchdowns.
A temporada seguinte foi marcada por excelentes números, porém o comando da equipe foi assumido por Ben McAdoo, um técnico que não chega perto da qualidade de Coughlin. 2017 foi o marco inicial para uma fase de dificuldades e queda de produção. Nessa temporada Odell jogou apenas quatro partidas, devido a uma fratura no tornozelo que o afastou do restante dos jogos.
Em 2018 os números de Odell não voltaram a ser os mesmos e 2019 foram ainda piores.

Isso significa que ele se tornou um jogador ruim?
Um wide receiver depende de um quarterback que consiga executar sua função com um mínimo de qualidade, o quarterback necessita de uma linha ofensiva que dê o tempo de pocket necessário para que o mínimo seja feito e todos esses jogadores citados precisam de uma comissão técnica competente. O futebol americano é extremamente coletivo, toda posição carece de um bom trabalho de outro setor para o time jogar bem. É um relógio que não funciona com engrenagens fora do lugar.
O sistema de Freddie Kitchens é terrível, combinado com a precisão questionável de Baker Mayfield resulta em um desempenho ruim de Odell.
Não estou culpando o elenco dos Giants e dos Browns e deixando Odell Beckham Jr. ileso. Ele também tem sua culpa no cartório.
Seu comportamento não é o dos mais adequados, discussões com treinadores e reclamações na sideline aconteceram com certa frequência ao longo da carreira do jogador.
É notável sua personalidade de querer ser o centro das atenções, muitos dizem que ele é o “Neymar da NFL”. Mas não vou entrar nessa discussão.
O que quero dizer é que sua preocupação com o “outfit” perfeito para chegar no jogo, o corte de cabelo ideal e a chuteira mais chamativa está deixando suas obrigações de jogo em segundo plano. Obviamente isso é um problema.
Se Odell focar no jogo voltará para a elite da NFL, a questão de ter um time desorganizado é apenas mais um fator para seu baixo rendimento em campo. Jogadores como Jamal Adams e DeAndre Hopkins são exemplos de atletas que convivem em uma equipe conturbada e mesmo assim mantém o nível de primeira prateleira na NFL.
Um jogador de apenas 27 anos com a qualidade de Beckham Jr. para brigar no alto por uma recepção, com a velocidade que ele tem na execução de rotas e com boa performance após a recepção ainda tem muito para oferecer. Basta estabelecer prioridades em sua rotina e no preparo para uma partida.
Por Gabriel de Campos
Me siga no Instagram em @hailmarybrasil e no Twitter em @hailmarybr
fontes: pro-football-reference.com e wikipedia.com