• Gabriel de Campos

Possíveis novos nomes para o Washington Redskins


imagem via redskinswire.com

Nos últimos anos o Washington Redskins é questionado pelo seu nome, nos últimos dias houve uma pressão em cima dos dirigentes e do dono do Washington Redskins para a mudança do nome da equipe.

O caso do americano George Floyd deu força para o combate racial de forma geral, então nada mais justo do que corrigir o que nunca foi mudado por falta de incentivo.

Os principais patrocinadores da equipe, FedEx e Nike, tomaram atitudes severas para pressionar os superiores da franquia para uma mudança. A FedEx é a principal marca patrocinadora da equipe. Na sexta-feira (03/07), a empresa exigiu que o time tomasse providências, caso contrário o patrocínio será suspenso e o nome do estádio da equipe será retirado (FedEx Field). A Nike removeu todos os produtos vinculados à equipe de seu site de vendas.

Foi anunciado que haverá a mudança, isso é uma certeza que podemos ter, entretanto não sabemos quando a alteração ocorrerá. Não é um processo rápido. Acredito que a equipe fará a alteração no ano que vêm.

Durante essa temporada é provável que o nome da equipe não seja citado, creio que ao se referir ao time, o nome usado será “a equipe de Washington”, “o time da capital” ou algo do gênero. A escritura na endzone deve ser alterada para “Washington”.

O que será inevitável é a torcida. Todos que tem suas jerseys, bonés, gorros e afins, sem dúvidas continuarão a usar essas vestimentas com o antigo nome até a equipe fabricar novos produtos com a sua marca renomeada; ao menos que os torcedores sejam barrados na porta dos estádios.

Dada a contextualização, citarei alguns nomes que podem ser utilizados como substitutos quando a alteração for realizada.


Washington RedHawks - Falcões Vermelhos de Washington:


Há quase vinte anos atrás, a Universidade de Miami fez essa mudança. É um nome semelhante ao anterior e que soa de forma intimidadora, assim como o nome de muitos outros times (Bears, Eagles, Jaguars, Lions…).


Washington Americans - Os Americanos de Washington:


Além de combinar com um time da capital americana, juntamente da logo pode trazer o sentido de que os nativos são os reais americanos. É reforçada a imagem de que eles são os verdadeiros povos estadunidenses.


Washington Warriors - Os Guerreiros de Washington:


Esse também é um nome que combinado com o emblema pode ser bem encaixado. Traz o sentido de que os nativos americanos são os guerreiros. Também tem aquela conotação amedrontadora que costuma aparecer bastante em nome de times


Washington Redtails - As Caudas Vermelhas de Washington:


Red Tail era um esquadrão da força aérea americana da Segunda Guerra Mundial formado por apenas pilotos negros, cuja principal função era escoltar os bombardeiros.

Como a segregação racial era muito forte na época, as forças armadas eram divididas pela cor da pele dos combatentes.

Foi um esquadrão muito vitorioso onde os integrantes tiveram grande reconhecimento da população. Uma história marcante para a cultura afro-americana pois foi uma das raras vezes em que eles tiveram conhecimento dos brancos em uma época tão conturbada socialmente.

O nome Red Tail mantém uma semelhança com o nome anterior e ainda homenageia um momento muito importante para a história das forças armadas americanas. É um nome que glorifica tanto o exército do país, quanto a comunidade negra.


Avião Red Tail (via modelairplanenews.com )

Não é algo fácil mudar o nome de uma equipe, uma avaliação será feita e provavelmente uma votação popular ajude a escolher a nomenclatura ideal para a equipe de Washington.


Fontes: bleacherreport.com e cbssports.com


por Gabriel de Campos

Me siga no Instagram em @hailmarybrasil e no Twitter em @hailmarybr