• Maria Clara Marin

NFL para iniciantes - Guia básico para entender como o futebol americano funciona.

Se você tentou assistir uma partida de futebol americano e não entendeu nada, saiba que é completamente normal! O esporte não é dos mais fáceis, porém, também não é nenhum bicho de sete cabeças e depois de pegar o básico, quanto mais você assiste, melhor entende.


Aqui eu trouxe o básico que você precisa saber para começar a assistir e entender o jogo, mas ainda terão outros posts para se aprofundar mais no assunto.



A NFL: a liga é composta por 32 times, sendo 16 na AFC (American Football League) e 16 na NFC (National Football Conference), essas duas conferências tem subdivisões que são norte, sul, leste e oeste.



O CALENDÁRIO DE JOGOS: a temporada regular da NFL possui 17 semanas, com 16 jogos para cada time, sendo uma semana de folga (a bye week) e as partidas são distribuídas da seguinte maneira:

  • 6 jogos contra os 3 times da mesma divisão (3 dentro de casa e 3 fora);

  • 1 jogo contra cada equipe de uma divisão da mesma conferência (2 jogos dentro de casa e 2 fora);

  • 1 jogo contra cada equipe de uma divisão da outra conferência (2 jogos dentro de casa e 2 fora);

  • 2 jogos contra equipes da mesma conferência que terminaram a temporada anterior na mesma posição dentro de sua divisão (1 jogo dentro de casa e 1 fora). Por exemplo, o campeão da AFC Sul enfrentaria os atuais campeões da AFC Norte e Oeste.

Antes da temporada regular temos a pre season, quatro semanas de jogos preparatórios onde encontramos mais jogadores reservas do que os titulares para evitar lesões que desfalquem o time na temporada regular. Após as 17 semanas da regular temos os playoffs que traz a decisão dos dois times que irão se enfrentar no Super Bowl.


CAMPO: o campo do futebol americano possui 100 jardas – cada jarda mede 91,44 centímetros –, com marcação no meio, na linha de 50. A partir dessa marcação, as jardas começam a se contabilizar em ordem decrescente até chegar na endzone onde é marcado o touchdown. Em cada endzone temos traves em forma de Y, elas possuem 5,64 metros de largura e 6,10 metros de altura estão estabelecidas na altura de 3,04 metros da base, elas também influenciam na pontuação.



OBJETIVO: o objetivo no campo é avançar, pelo menos, dez jardas para conseguir a primeira descida e o time se manter com a posse de bola até marcar o touchdown, com até 4 tentativas. Caso consiga seguir, o time tem mais quatro chances de descida, sucessivamente. Basicamente, a quantidade de jardas para conseguir a primeira descida é de 10, porém pode variar para mais caso o ataque cometa alguma falta, ou para menos caso a defesa o faça, beneficiando o ataque. Assistindo pela televisão você vai ver linhas imaginárias que fazem a marcação de onde o jogador deve chegar para conseguir a primeira descida, é bem fácil de visualizar.

Caso o time não consiga avançar o necessário para se manter com a bola, deve devolvê-la ao adversário ou tentar o field goal caso esteja perto o suficiente para chutar. O objetivo sempre vai ser manter a posse de bola para pontuar enquanto a defesa tenta parar o ataque para que ele não pontue.


PONTUAÇÃO: há cinco formas de pontuar no futebol americano. A primeira delas é o touchdown, que ao chegar à endzone com a bola em mãos, o time marca 6 pontos, em seguida, o time que pontuou tem a chance de marcar o extra point. Sempre após o touchdown haverá a chance de se posicionar em uma nova jogada e chutar a bola, acertando dentro das traves mais um ponto é somado, totalizando 7 pontos. O time também pode tentar uma conversão de dois pontos, ao invés de chutar a bola após o touchdown, ele se posiciona mais próximo a endzone e precisa entrar nela novamente, como se fosse um “mini touchdown”, caso consiga, o time totaliza 8 pontos, caso não, fica apenas com os 6. É mais difícil de ser usado, vemos isso acontecer geralmente em situações de final de jogo, onde a diferença de mais um ponto fará o time ganhar o jogo.

Linha em azul: posição para chutar o extra point, linha de 15 jardas. Linha em bege: posição para a conversão de dois pontos, linha de 2 jardas.


Outra forma, é o field goal, que vale 3 pontos. Ele acontece quando o time não consegue marcar o touchdown e resolve chutar a bola para ter a possibilidade de marcar.

Há também o safety, vale dois pontos e é a única forma do time sem a posse de bola pontuar. Ele acontece quando um jogador do ataque é derrubado dentro da própria endzone com a bola em mãos.

TEMPO: a partida de futebol americano é dividida em quatro períodos de quinze minutos, e ao final do segundo há o intervalo. O tempo vai sempre parar de ser cronometrado quando o lance parar em consequência de uma falta, ou então se o jogador com a bola sair pelas laterais do campo, também se houver alguma pontuação ou se o passe for incompleto – quando a bola é lançada e toca no chão antes de ser segurada.

Os times têm direito a seis pedidos de tempo (timeouts), sendo três na primeira metade do jogo e mais três na segunda.

Há o two-minute warning, uma parada obrigatória no final do segundo e do último quarto. Serve para sinalizar o fim do tempo no jogo.

Os técnicos têm direito ao desafio, por exemplo, em uma jogada onde ele acha que houve falta, mas os árbitros não marcaram, eles podem solicitar a revisão da jogada, isso pode ser pedido a qualquer momento antes do two-minute warning e antes da próxima jogada se iniciar, cada treinador tem inicialmente dois desafios por jogo, podendo ganhar um extra se estiver certo nos dois. Caso ele errar, seu time perde um timeout. No two-minute warning apenas os árbitros que decidem rever ou não uma jogada.


OS JOGADORES: um time de futebol americano possui 53 jogadores entre os do ataque, da defesa e do time especial, porém, durante a partida vemos apenas 11 de cada lado. Eles se revezam e não há limite para as substituições, permitindo que os jogadores entrem e saiam do campo quantas vezes for necessário.


Resumidamente, temos no ataque:

  • o quaterback que é o principal jogador, responsável por armar as jogadas de ataque do time;

  • os bloqueadores que são responsáveis por formar uma barreira que protege o qb ou abre caminho para os running backs;

  • os corredores que são responsáveis por correr com a bola nas mãos, caso recebam ela do quarterback;

  • e os recebedores que recebem a bola por jogada aérea.

Na defesa:

  • linha defensiva que tem a função de derrubar quem estiver com a bola logo no começo de uma jogada. São a primeira linha de defesa;

  • linebackers que são a segunda linha de defesa, avançam e recuam de acordo com o ataque;

  • a secundária que são os jogadores que protegem a retaguarda.

E clicando aqui você confere todas as posições mais detalhadas e suas funções completas.

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle