• Guilherme Bispo

MLB vai voltar, já sabe a data?


A Major League Baseball(MLB) anunciou oficialmente um plano de retorno aos treinamentos de atletas até o da 1° de julho, levando um cronograma proposto de 60 jogos da temporada regular previsto para começar em 23 e 24 de julho.


" A MLB está entusiasmada em anunciar que a temporada de 2020 está logo adiante."


A decisão foi feita no dia 22 de Junho, por votação unânime dos 30 times da liga sob os termos do acordo de 26 de Março pela MLBPA e pela liga. Esse acordo veio após o fechamento dos campos do Spring Training por conta da pandemia do Coronavírus.


A MLB pediu à MLBPA para confirmar com os jogadores se poderiam se apresentar aos campos de treinamento até 1° de Julho, o que o sindicato concordou dia 23 deste mês. A liga está trabalhando com uma grande equipe da saúde para poder ter uma abordagem abrangente que visa facilitar o retorno da maneira mais segura.


Todos os jogadores serão submetidos a testes na chegada e iniciarão os treinos se testarem negativo. Todos os integrantes do time serão testados a cada dois dias durante os treinamentos, a temporada regular e a post-season. Qualquer um que testar positivo será colocado em quarentena, para o retorno será necessário dois testes negativos. Além do teste em si, serão recolhidos dados de temperaturas e sintomas pelo menos duas vezes por dia e os testes de anticorpos serão realizados aproximadamente uma vez por mês.


A MLB apresentou um calendário de 60 jogos da temporada regular para revisão pela Associação de Jogadores. A fim de reduzir as viagens, o cronograma incluiria 10 jogos para cada equipe contra seus quatro adversários de divisão, juntamente com 20 jogos contra a divisão geográfica correspondente da liga oposta (por exemplo, o AL East jogará a NL East, e assim por diante).


Para a grande maioria das equipes, o Spring Training "2.0" será realizado nos estádios da Major League, já que os recentes picos do Coronavírus na Flórida e no Arizona fizeram com que todas as 30 instalações fossem fechadas para limpeza profunda.


Lançadores e receptores se reportarão primeiro, seguidos por jogadores de posição. As equipes poderão convidar 60 jogadores para o campo da grande liga, com apenas os jogadores elegíveis para jogar durante a temporada. A lista de 60 homens de cada equipe deve ser enviada até domingo à tarde. As equipes terão a capacidade de enviar até 20 jogadores que não estão na lista de 40 homens para um local alternativo.



A regra do rebatedor designado será usada em ambas as ligas em 2020, parte dos protocolos de saúde e segurança da liga para esta temporada.




Várias outras regras serão instituídas durante esta temporada encurtada:


• As equipes abrirão a temporada com um elenco ativo de 30 homens; será reduzido para 28 jogadores após duas semanas, depois para 26 após quatro semanas.

• O prazo de negociação será 31 de agosto.

• Para ser elegível para a pós-temporada, um jogador deve ser adicionado à lista da Major League até 15 de setembro.

• As equipes terão permissão para transportar até três jogadores extras na estrada durante a temporada, embora se uma equipe carrega três desses jogadores, um deve ser um receptor.

• Durante os jogos extra-inning na temporada regular, cada meia-entrada começará com um corredor na segunda base. O batedor que fez a final no inning anterior (ou um pinch-runner para aquele batedor) seria o corredor.

• Haverá uma lista de lesionados de 10 dias para arremessadores e rebatedores, embora a lista de machucados(LM) de 60 dias será reduzido a um LM de 45 dias.

• Haverá uma LM separada para jogadores que testam positivo ou têm sintomas/exposição confirmada ao COVID-19. Não há dias máximos ou mínimos para esta LM.

• O congelamento de transações da MLB, que está em vigor desde que a temporada foi suspensa, terminará no dia 26 de julho às 12 horas (horário de Brasília).

• Além dos testes do COVID-19 a cada dois dias, algumas outras precauções de saúde são as seguintes: Pessoal da equipe e jogadores não propensos a participar do jogo (por exemplo, o arremessador titular do dia seguinte) estarão sentados nas arquibancadas ou em outra área designada pelo clube, com pelo menos seis metros de distância; pessoal não-jogando vai usar máscaras em dugout e bullpen em todos os momentos; não cuspir ou mascar tabaco (chiclete é permitido); sem contato comemorativo (high-fives, socos, abraços, etc.).


Os jogadores receberão uma parcela total do salário de 2020 com base nos jogos jogados, o que equivalerá a aproximadamente 37% para a temporada completa.




Fonte: MLB