• Heitor Santos

MLB apresenta novas propostas de salario para jogadores.


Créditos: LM Otero/AP

No dia 26 de maio, a Major League Baseball apresentou uma nova versão da proposta salarial para os jogadores.

Esse acordo salarial é um dos pontos mais importantes que impedem a volta da liga.

Um agente disse que esse acordo é parecido com a abordagem linha-dura que um time pode ter na arbitration.

“um time diz ao jogador que ele é tão ruim que vai precisar de um corte salarial, o jogador fica irritado e xinga o agente, o agente se irrita e xinga o time, todos xingam ao mesmo tempo, no final, as duas partes entram em acordo.”

A melhor aposta segue sendo que a liga e os jogadores vão entrar em um acordo mútuo, mesmo que seja pelo medo dos danos que um possível cancelamento da temporada pode causar.

Mesmo assim, uma pergunta continua: Qual o caminho para esse acordo?

A união de jogadores quer que a liga honre o acordo de março, estipulando que os jogadores receberiam seu dinheiro baseado nos jogos. A liga quer um novo combinado para essa temporada que, se iniciar, será sem fãs, pelo menos no início.

Mas essa nova proposta de salários teve a quase a mesma atenção dos jogadores quanto a proposta de dividir os lucros em 50-50. Quase nenhuma.

Embora a união não vá rejeitar oficialmente antes de consultar os atletas, não há muitas chances do resultado ser outro além do não para esse projeto da MLB.

Com essa nova proposta, os jogadores com os salários mais altos sofreriam os maiores cortes.

Um jogador que recebe 35 milhões de dólares, receberia no máximo 7 milhões.

Enquanto os menores salários sofreriam os cortes menos pesados.

Um jogador de salario mínimo, 569.500 dólares, receberia no máximo 262.000.

Jogadores e agentes viram esse plano como uma tentativa da liga para dividir os jogadores baseado nos salários, mas segundo os atletas, esse plano não vai funcionar.

As negociações teriam que estar perto de serem completadas até o fim da próxima semana para começar um segundo Spring Training no meio de junho e começar a temporada no inicio de Julho.

Outro agente disse ao The Athletic, “é vergonhoso que haja tanta desconfiança entre os dois lados que nós não conseguimos agir como adultos pragmáticos. Não é possível que a MLB achou que essa proposta teria uma resposta favorável dos jogadores”

Alguns atletas se manifestaram com descontentamento nas redes sociais.

O futuro dessa temporada vai ficando cada vez mais complicado. Com o ritmo das negociações e atitudes dos negociantes, um possível cancelamento da temporada de 2020 está cada vez mais próximo.

Fonte: The Athletic.