• Luis Fernando Julio

Luka Doncic- O Garoto Incrível

Uma crônica sobre um dos maiores prodígios da atualidade na NBA




Com apenas 19 anos já era MVP da Euro Liga, que é uma das ligas mais fortes de basquete do mundo (perdendo apenas para a NBA) e conseguindo este feito se tornou o MVP mais jovem da história da competição. No ano seguinte se candidata ao Draft da NBA, seu nome começa a ser tema de diversos debates, com muitos afirmando que seria só mais um dentro da liga.


Ouviu os nomes de DeAndre Ayton e Marvin Bagley serem chamados antes que o seu na noite do Draft, mas parecia que era o destino agindo para que Luka Doncic fosse a terceira escolha geral e fosse para uma cidade que já estava acostumada em ter um europeu como ídolo.


Após o Atlanta Hawks trocar de posição no Draft com o Dallas Mavericks, Luka Doncic se tornou o mais novo jogador da franquia que tem Dirk Nowitzki, um alemão, como maior ídolo e melhor jogador da história.


Em sua primeira temporada Luka mostrou o motivo de ter sido o MVP mais jovem da Euro Liga, mostrando uma tranquilidade absurda dentro de quadra, enfrentando os melhores jogadores de basquete do mundo e não sentindo a menor pressão. Doncic foi fantástico em seu ano de novato, tendo incríveis médias de 21,2 pontos, 7,8 rebotes e 6,0 assistências, finalizando a temporada sendo eleito o Novato do Ano.


Fonte: gettyimages


Depois desse ano fenomenal, os temas dos debates começaram a ser outros, as pessoas já se questionavam se Luka Doncic havia sido o melhor novato da história da NBA? E mais, já se perguntavam em quantos anos o garoto esloveno se tornaria o MVP da NBA?


Vamos para seu segundo ano na NBA, agora tendo a companhia de Kristaps Porzingis e não tendo mais a presença do tão famoso e histórico Dirk Nowitzki. Luka parece estar ainda melhor, mais maduro, confiante, rápido, inteligente e letal, está sendo o líder da equipe, assumindo um papel que era do grandalhão alemão, e executando com maestria. Com apenas 21 anos, tem médias de 28,7 pontos, 9,3 rebotes e 8,7 assistências e é facilmente um dos 5 melhores jogadores de toda a temporada da NBA.


Fonte: gettyimages


Acompanho a NBA desde 2008, e posso afirmar com toda a certeza de que nunca vi um garoto de 21 anos fazer o que Luka Doncic faz, ter números que muitas estrelas da NBA demoraram anos para ter, e conseguir levar um time em reformulação para os Playoffs na Conferência Oeste, e estar na conversa para MVP de uma liga que tem LeBron James, Giannis Antetokounmpo, James Harden, dentre outras estrelas. É difícil não achar que este garoto será um dos maiores de todos os tempos.


Até onde Luka Doncic pode chegar na NBA? Até onde ele quiser, pois ele tem todas as ferramentas necessárias para ser tão grande quanto desejar.

Neste vídeo em meu canal do Youtube (Swish TV BR) falo mais sobre o potencial de Luka Doncic, confiram:



  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle