• Gabriel de Campos

Julian Edelman merece entrar no Hall da Fama?


imagem cbsnews.com

Esse é um assunto que rende horas de discussão em grupos e fóruns de futebol americano.

Será que Julian Edelman merece ter seu nome no Hall da Fama da NFL?

Bom, eu acho que não.

Edelman sem sombra de dúvidas é um dos maiores nomes da história dessa dinastia dos Patriots. Edelman teve participação em três vitórias de Super Bowl da dinastia patriota, sendo MVP do último título da equipe. Mas por que eu não acho que ele merece ter seu nome entre os maiores da história do esporte?


O jogador que vai para o Hall da Fama da NFL tem que ter contribuído de forma excepcional para o esporte, Edelman não fez isso.

Se formos compará-lo com todos os wide receivers que fazem parte do seleto grupo de Hall of Famers, seus números superam grande parte dos números desses jogadores. Por quê? Pois a maioria deles jogou na NFL em uma era onde o passe era raridade. Odell Beckham Jr tem números em sua carreira que superam muitos jogadores que estão lá e não é por isso que ele deve estar presente.

Jogadores que revolucionaram a forma de como jogadores dessa posição devem se comportar em campo, com certeza devem estar no Hall da Fama, não é o caso de Edelman.

Se formos contar pelo número de títulos muitos jogadores não mereciam a vaga. Charles Taylor não venceu o Super Bowl, mas sua forma de jogar revolucionou a posição; James Lofton não foi campeão do Super Bowl, porém foi um wide receiver de elite durante duas décadas.

Muitos analistas colocam Julio Jones e Larry Fitzgerald como Hall of Famers. Dá para discordar? Obviamente que não. São jogadores que atingiram marcas impressionantes e que dominaram a liga por muito tempo. Ambos não venceram sequer um Super Bowl.


Ouço bastante o argumento de que Edelman merece sua vaga pois foi MVP de um Super Bowl. Ele foi o MVP de um Super Bowl com o total de 16 pontos marcados, sendo 10 deles anotados por kickers. O único touchdown, marcado pelos Patriots, foi anotado por Sony Michel após uma recepção de Rob Gronkowski que colocou a equipe na redzone. Um jogo não define se o jogador fará parte do Hall da Fama.

Julian Edelman é um dos maiores jogadores da história dos playoffs com um dos maiores números de recepções em pós-temporada. Isso não faz com que ele tenha sua vaga garantida porque o futebol americano é um esporte extremamente coletivo, ele não colocou sozinho os Patriots em todos esses playoffs.


Não vim aqui acabar com a carreira de Edelman dizendo que ele é um péssimo recebedor, muito pelo contrário, ele é um dos maiores recebedores da história dos Patriots e eu respeito e entendo todo o carinho que a torcida tem por ele; porém não merece seu lugar junto a um grupo de jogadores tão diferenciados.

Os times têm o Ring of Honor, uma forma de premiar um jogador importante para a história da equipe. Este anel sem sombra de dúvidas um dia deve estar no dedo anelar de Julian Edelman.


gif via endzonebrasil.com.br

Por Gabriel de Campos

me siga no Intagram em @hailmarybrasil e no Twitter em @hailmarybr


Fontes:

Wikipedia.org

Bleacherreport.com

Profootballreference.com

imagem capa:

nepatriotas.com.br