• Luis Fernando Julio

James Harden é melhor que Stephen Curry?

Em entrevista ao " First Take " Kendrick Perkins diz que James Harden é um jogador melhor que Stephen Curry.



Nesta semana tivemos mais uma polêmica no mundo da NBA, o ex-ala-pivô Kendrick Perkins, que teve passagens pelo Boston Celtics, Cleveland Cavalliers, Oklahoma City Thunder e New Orleans Pelicans, em entrevista ao " First Take " programa de sucesso da ESPN americana, afirmou que comparando James Harden com Stephen Curry, o ala-armador do Houston Rockets era um jogador mais versátil,completo e melhor que Curry, e é óbvio que essa declaração gerou muito debate entre especialistas e fãs da NBA, e claro que não poderia deixar de dar minha opinião sobre o assunto.


Se fizermos uma análise fria da qualidade dos dois jogadores, em alguns fundamentos James Harden realmente leva vantagem sobre Stephen Curry, como por exemplo: infiltração para bandeja, atleticismo, ao meu ver o drible do Harden é mais letal e imprevisível do que o do Curry, em questão de números de assistências e rebotes, James também é superior ao armador dos Warriors, porém em um conjunto total, ainda tendo a ter a opinião de que Curry é superior à Harden.

Arremesso é o fundamento onde Stephen Curry leva mais vantagem, o melhor arremessador de três pontos de todos os tempos é muito melhor neste quesito que o astro dos Rockets, tanto em quantidade como em qualidade, Curry é um jogador que acerta uma quantidade absurda de bolas de três e com um número de erros mínimos, a eficiência é um fator determinante para que ele seja melhor que Harden neste fundamento. Se analisarmos o Q.I de basquete de ambos, para mim Stephen também leva vantagem, ele é um jogador que tem uma noção de posicionamento dentro de quadra muito acima da média, um armador que tem a qualidade e inteligência que ele tem sem a bola nas mãos quando se movimenta para confundir a defesa, faz paredes para seus companheiros ter um arremesso mais fácil, é algo extremamente raro de se ver, e isso James Harden não possui.


Quando analisamos o contexto histórico de ambos, e projetamos quem será mais lembrado ao final da carreira, para mim é mais do que seguro afirmar que por tudo que fez em quadra, pela revolução que causou dentro do jogo, e por toda a qualidade que tem, Stephen Curry será muito mais lembrado do que James Harden. Porém isso faz com que Harden seja um jogador ruim? Óbvio que não, James Harden é simplesmente fantástico, o melhor jogador ofensivo que temos na NBA hoje, incrível, imparável no mano a mano, porém analisando como um todo, ele não é superior à Stephen Curry.


Crédito: Gettyimages



Neste vídeo no meu canal do Youtube, o Swish TV BR, falo mais sobre essa disputa de ambos, então dê uma conferida e deixe a opinião de vocês que será muito bem vinda.