• João Macedo

Depressão e Problemas de Saúde Mental na NBA.

Jogadores da NBA que já sofreram com problemas psicológicos se abriram nos ultimos anos para falar de um problema que foi considerado tabu por diversos anos.

O assunto saúde mental vem crescendo a cada ano no mundo, cada vez mais pessoas vem se abrindo sobre os problemas que enfrentam seja ele depressão, ansiedade ou stress. Só no Brasil é estimado pela OMS que 86% da população enfrenta algum transtorno mental, mas quem pensa que famosos não passam por esses problemas está completamente enganado.


Entre os jogadores da NBA, dois deles foram extremamente corajosos e comentaram sobre os problemas que vem enfrentando.


Demar DeRozan

O craque do San Antonio Spurs revelou quando jogava pelos Raptors que sofria de depressão, sendo assim um dos pioneiros a tocar no assunto sendo um atleta famoso.

Ele surpreendeu a internet após um tweet onde dizia "Essa depressão tira o melhor de mim...", desde então Demar recebeu imenso apoio dos seus admiradores, enquanto a mídia levantou diversas perguntas sobre a situação do craque.


Um dos momentos mais difíceis da vida do jogador foi no All Star Game de 2018, o jogador estava vivendo uma fase muito boa, porém sofreu uma lesão pouco antes do jogo das estrelas no seu estado natal, ele afirmou ter passado por um momento muito díficil naquele período.

“É uma daquelas coisas que não importa o quão indestrutíveis parecemos ser, somos todos humanos no final do dia.”

DeRozan afirmou em entrevista ao Toronto Star estar passando por Depressão, ansiedade e solidão, ele ainda afirmou que quando chegava em casa passava por momentos "sombrios" que fugiam da realidade de jogador da NBA. O jogador ainda disse ser uma pessoa quieta e que se sente seguro no seu espaço.


Em entrevista a ESPN DeRozan disse que a sua intenção é ajudar pessoas passando pelo mesmo problema e falar publicamente sobre o assunto pode ajudar pessoas a falarem sobre o que realmente sentem, ele ainda falou que o basquete foi uma "Válvula de escape" durante toda sua vida.


Kevin Love

O jogador do Cleveland Cavaliers é responsável pelo texto "Todo mundo está passando por algo", o texto começa com o jogador contando que sofreu um ataque de pânico no intervalo de um jogo.


No texto o atleta fala de como nunca se sentiu confortável e que com apenas 29 anos ele realmente conseguiu dizer o que sente publicamente, Love ainda citou o caso de Demar DeRozan dizendo que enfrentou ele diversas vezes e nunca conseguiu notar que o atleta sofria de depressão, ainda falando sobre Demar ele diz que o jogador ajudou muitas pessoas a expressar seus verdadeiros sentimentos, e com isso Kevin conclui que todo mundo passa por algo mesmo que a gente não veja.

Love ainda comenta sobre sua insegurança e se preocupar o tempo todo com o que as pessoas pensam dele.


Para os interessados o texto está disponível em: https://www.theplayerstribune.com/en-us/articles/kevin-love-everyone-is-going-through-something


Você não está sozinho!


Se você lendo esse texto passa por uma situação dificil envolvendo saúde mental, saiba que tem muitas pessoas que se importam com você e querem seu bem! Nunca é tarde para procurar ajuda profissional, você pode acessar o CVV (https://www.cvv.org.br/) onde você pode conversar com alguém via chat ou ligando pro 188, essas pessoas vão te ajudar nesse momento que você enfrenta!