• Juliana Sousa

Conheça a FCF, a liga interativa de futebol americano!


Você já ouviu falar da Fan Controlled Football? Trazendo uma proposta totalmente diferente do que estamos acostumados, a FCF é a primeira liga de futebol americano interativa. O conceito foi criado em 2008 mas executado pela primeira vez em 2017 pelo Project Fanchise, sendo a primeira franquia de esportes profissionais controlada por fãs.




Como tudo começou?


Em 2008, a ideia pertencial a Grant Cohen e, a princípio, seria executado com o baseball. Houve até mesmo a tentativa de compra de um time em 2010, mas o projeto acabou falhando pelo alto valor de dívidas que equipe obtinha. Em 2015 Sohrob Farudi, proprietário de um time da Arena Football League se interessou pela ideia de Cohen e o contatou, dando andamento ao projeto e criando juntos o Project Fanchise. No ano seguinte, a Project Fanchise adquiriu duas equipes da Indoor Football League para a temporada de 2017 e criou também um aplicativo para os fãs, que utilizaram a ferramenta para decidir o nome do time, cores e o head coach. O time foi batizado de Salt Lake Screaming Eagles e os fãs escolhiam as jogadas da equipe através do app, que provou ser um sucesso apesar de terminar a temporada com 5 vitórias e 11 derrotas. O outro time se chamava Colorado Crush mas não teve o sistema de app implementado e, por fim, as duas equipes foram encerradas no mesmo ano.


Ainda em 2017 a Project Fanchise planejou criar uma nova liga, que a principio se chamaria Interactive Football League, foi renomeada para Eletronic Football League e por fim foi batizada de Fan Controlled Football League. A liga planejava ter oito times e as disputas ocorreriam em Las Vegas, tendo as partidas transmitidas via Twitch e contando com a participação dos fãs pelo app. A data de inicio planejada era para a temporada de 2018 mas acabou sendo adiada, despertando interesse e recebendo apoio de diversos atletas e ex atletas da NFL (National Football League), celebridades e empresas durante o tempo que permaneceu em hiato.


No final de 2020 a liga foi renomeada novamente, dessa vez para Fan Controlled Football e divulgou também o novo local dos jogos: a Infinity Energy Arena, localizada em Atlanta, na Geórgia. A NBA Bubble foi a principal inspiração para o projeto, que utiliza diversas telas e luzes afim de proporcionar uma ótima experiência ao expectador, além de não autorizar espectadores devido a pandemia de COVID-19.



Getty Images - Peter G. Aiken, 2015.

Um dos participantes mais conhecidos do projeto é o quarterback Johnny Manziel, que retorna aos campos após uma longa pausa em sua carreira. O atleta foi a escolha de primeira rodada da NFL pelo Cleveland Browns em 2014, mas acabou dispensado pelo time em 2016 por ter um comportamento extra-campo ruim e fraca performance, participando apenas de oito jogos como titular. Em 2018 Manziel entrou para a CFL, liga canadense de futebol americano, jogando apenas por um ano e participando no ano seguinte da extinta AAF atuando pelo Memphis Express por dois jogos, tendo sua carreira pausada novamente após sofrer uma concussão.


Atualmente jogando pelo Zappers, Manziel chega na segunda semana de FCF com uma derrota contra os Beasts por 48 a 44, tendo apenas um touchdown na conta e 67 jardas corridas. Em entrevista após o jogo de estréia, o atleta disseestar tendo bons momentos e se divertindo, apesar de estar enferrujado” e “que irá melhorar com o decorrer das semanas”.





REGRAS DA LIGA


Quanto as regras, é possível notar algumas diferenças comparado a NFL:


  • Apenas sete jogadores por equipe;

  • As equipes não possuem time de especialistas;

  • O campo possui apenas 50 jardas;

  • O jogo dura cerca uma hora, sendo dois tempos de vinte minutos;

  • Não há kickoffs ou punts;

  • Ao invés de obter o extra point através do field goal, o ponto extra se da com a disputa entre um wide reciever e um defensive back, onde os fãs escolherão entre conversão de 1 ponto da linha de 5 jardas ou conversão de 2 pontos da linha de 10 jardas.


Você pode conferir todas as regras da liga na íntegra clicando AQUI.





INTERAÇÃO


A interação é feita através da própria da Twitch e pelo app da liga, o FCF Fan Controlled Football (disponível apenas para Android até a presente data), onde os fãs participam diretamente nas escolhas de jogadas e jogadores durante as partidas ao vivo. Os embates acontecem durante os sábados a partir das 19h (horário de Brasília), enquanto o draft semanal ocorre nas quartas feiras durante a noite, tendo narração apenas em inglês e sendo transmitido pelo canal da Twitch (acesse clicando AQUI).


A participação dos fãs é bem mais do que apenas apertar um botão durante a transmissão. Na Twitch e no aplicativo FCF, as opções “Run” (corrida) e “Pass” (passe) estarão disponíveis quando o time estiver atacando, e a escolha o levará para outras quatro opções de jogo na tela. Após escolher a jogada, há uma notificação sobre qual jogada ganhou a votação e o desenrolar da jogada logo após, em tempo real. A partir disso, uma vez que o participante chame boas jogadas, selecione bons jogadores e interaja, seu FanIQ aumenta, fazendo com que sua escolha tenha mais peso nas votações e incentivando os jogadores a subir de níveis de uma forma mais competitiva entre si.





TIMES DA LIGA


A liga possui apenas quatro times, sendo eles:







TEMPORADA 2021


Embora a liga conte com poucos times e tenha dois duelos por semana, os jogos dificilmente serão parecidos por conta do draft semanal, que com certeza trará diversas mudanças para os times com o decorrer do tempo. A temporada terá duração de 6 semanas, mas até o momento a liga divulgou a schedule até a semana três, sendo os embates:


  • 20/02: Beasts X Wild Aces

  • 20/02: Zappers X Glacier Boyz

  • 27/02: Zappers X Wild Aces

  • 27/02: Beasts X Glacier Boyz


Vale lembrar que a temporada começou dia 13 de fevereiro, logo, a primeira semana de jogos já aconteceu. Confira os resultados:



  • Glacier Boyz 22 X 30 Wild Aces





  • Beasts 48 X 44 Zappers






Apesar da volta do College Football, esse ano teremos mais uma opção de entretenimento com a bola oval. Você pretende aderir a essa novidade? Deixei sua opinião nos comentários!


Obrigada por ler até aqui e até breve. <3

0 comentário