• Gabriel de Campos

Como surgiu o futebol americano?

Você sabe a origem do futebol americano? Talvez tenha ouvido falar que veio do rugby, o que não deixa de ser uma verdade, mas você sabe como tudo começou?

Neste texto irei introduzi-los à história do esporte contando sua origem, crescimento e popularização.


Quando tudo começou


O surgimento de um esporte inspirado no rugby teve seu marco inicial na partida entre os times universitários de Harvard e Yale, no fim do século XIX. A partida teve um imprevisto: Enquanto um dos times jogava de forma parecida com o futebol europeu o outro trazia as características do rugby. Um meio termo deveria ser estabelecido para que houvesse um jogo com regras. A solução foi misturar, assimilando as regras dos dois esportes.

Estava surgindo a ideia de um novo esporte. Criou-se uma organização para administrar a nova modalidade, a Intercollege Football Association. Inicialmente composta pelas universidades de Columbia, Harvard, Princeton e Yale. Essas universidades se uniram para decidir as regras oficiais, partindo do sistema de jogo do rugby e adotando uma nova contagem de pontos.



Partida de futebol americano disputada entre Harvard e McGill em 1874 (via Wikipédia)
Partida de futebol americano disputada entre Harvard e McGill em 1874 (via Wikipédia)


Em 1887, Walter Camp criou a regra da linha de scrimagge e das descidas. Originalmente eram três descidas para cinco jardas. Além disso Camp inventou o sistema de jogo que conhecemos hoje, onze jogadores, sete homens na linha, um quarterback, dois halfbacks e um fullback.

Em 1912 foi feita a alteração na regra de descidas para dez jardas em quatro tentativas. Inclusive nesse mesmo ano foi alterado o valor de um touchdown, de cinco pontos passou a valer seis.

Na década de 1890, os treinadores passaram a utilizar formações ofensivas entrecruzadas, as criss-cross formations. Após isso o futebol americano passou a ser mal visto devido ao excessivo número de lesões causadas nos praticantes do mesmo. Em 1905 dezoito jogadores vieram a óbito em campo, mesmo com algumas medidas de precaução implementadas. O esporte quase foi banido pelo presidente americano da época, Theodore Roosevelt. Ele informou às universidades de que o esporte deveria ter mudanças em suas regras para torná-lo mais seguro. No entanto, apenas em 1910 as criss-cross formations foram abolidas.


Conquistando seu espaço


No ano de 1920 o futebol americano começou a ter maior dinâmica e ganhar popularidade, iniciando-se o processo de profissionalização. Nesse mesmo ano foi criada a APFC, American Football Professional Conference; hoje mundialmente conhecida por NFL.

Nessa época ainda não havia times fixos, uns entravam e outros saiam ao longo das temporadas. Porém desde o início duas equipes estiveram em campo: Chicago Cardinals (hoje conhecida por Arizona Cardinals) e Decatur Staleys (atual Chicago Bears). Apenas em 1933 os donos da liga decidiram que iam empregar uma estabilidade na permanência dos times, tornando-a mais profissional e estruturada.

Nessa época o baseball era o esporte mais popular do país e assim que novos times foram se instalando na liga, o futebol americano aos poucos foi conquistando fãs. Foi nesse momento que Philadelphia Eagles, Pittsburgh Steelers (na época Pittsburgh Pirates), Washington Redskins ( o então Boston Braves), Los Angeles Rams (conhecido por Cleveland Rams) e Green Bay Packers surgiram no cenário do futebol americano.



Time de futebol americano dos primeiros anos do século XX (via Wikipédia)
Time de futebol americano dos primeiros anos do século XX (via Wikipédia)


Dando um salto ao longo dos anos, vamos para a década de 1950, um período em que o futebol americano já tinha um espaço maior no coração dos fãs de esporte. Os jogos tinham mais público, tanto nos estádios quanto nas televisões e rádios.

Em 1958 houve um jogo muito marcante para o esporte. A final do campeonato (que ainda não tinha o nome de Super Bowl) ia ser decidida por Baltimore Colts (atualmente Indianápolis Colts) e New York Giants. Essa partida bateu recordes de audiência introduzindo muito mais pessoas ao esporte. Só para não deixá-los curiosos, os Colts venceram aquele jogo por 23 x 17, no Yankee Stadium (Nova Iorque).

O futebol americano é repleto de grandes histórias e você pode ter certeza que trarei muito mais para vocês! Fiquem atentos para não perderem os próximos envios aqui do Home Esportes.


Por Gabriel de Campos

@hailmarybrasil no Instagram e @hailmarybr no Twitter

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo