• Gabriel de Campos

A NFL terá uma nova franquia?



A última franquia que ingressou na NFL foi o Houston Texans em 2002.

Após a saída do Houston Oilers para Nashville (onde se tornou o Tennessee Titans), a cidade de Houston ficou sem uma equipe. O empreendedor, Bob McNair tentou criar uma equipe para participar da NHL; fracassou, então se juntou com o sócio Steve Patterson para criar uma franquia na NFL. Los Angeles, Toronto e Houston estavam disponíveis e tinham um futuro promissor.

Os planos foram feitos, o dinheiro foi investido e em 2002 a NFL recebeu seu novo integrante, o Houston Texans. A partir dessa data nenhuma outra equipe ingressou na liga, houveram apenas mudanças de cidade.


Parece que a ideia de uma nova franquia na NFL não está extinta.

Nessa semana foi enviada à NFL uma carta, vinda do Comitê Afro-Americano de Esporte e Entretenimento com um pedido de aprovação para eles fundarem uma nova franquia na cidade de Oakland, Califórnia.

Há uma pretensão de criar um complexo esportivo privado onde fica o estádio Coliseum para fundar a nova equipe. Caso isso se concretize, essa pode se tornar a primeira franquia a ter um grupo afro-americano no controle.

Um dos membros do comitê, Ray Bobbit disse que seria incrível a NFL dar suporte para uma equipe com uma organização afro-americana em seu comando. Uma grande oportunidade para a comunidade estabelecer um veículo econômico auto sustentável.


Apesar de Oakland ter perdido suas maiores franquias esportivas, Golden State Warriors (NBA) e Oakland Raiders (NFL), não será tão fácil assim colocar uma equipe nova na liga. acredito que o Oakland Athletics (MLB) será o único time da cidade por um bom tempo.

A ideia dessa nova franquia é excelente, porém se fosse fácil criar uma nova equipe na NFL, muitos outros milionários já teriam a sua. Um acordo com a prefeitura do local e com a liga deve ser feito, e além de tudo deve ser lucrativo para todos. Se a NFL não tiver um bom lucro com isso, eles não se interessam.

O espaço de Coliseum é de interesse da equipe de beisebol, Oakland Athletics, que tem planos para se tornar a principal atração esportiva da cidade.

E você, acha que nos próximos anos teremos um novo integrante na liga?


por Gabriel de Campos

me siga no instagram em @hailmerybrasil e no twitter em @hailmarybr



  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle